top of page

Ufopa lança Atlas de Acessibilidade e Infraestrutura na orla de Santarém

8c3ba3a70ad0df7bffd0488f652575b4_540x360.jpg

Foto: Dorival Bonfá Neto

Informações: Assessoria UFOPA / Redação

O curso de Bacharelado em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) acaba de lançar o Atlas de Acessibilidade e Infraestrutura na Orla Central de Santarém, que aborda temas fundamentais para o planejamento urbano e a qualidade de vida da população. A publicação foi desenvolvida de dezembro de 2024 a março de 2025 como parte da disciplina “Práticas Integradoras de Extensão IV”, ministrada pelo professor Dr. Dorival Bonfá Neto. As disciplinas constam desde 2019 na grade dos cursos. Para a elaboração do documento, foram realizadas duas visitas no local com alunos da turma de 2023, quando foram registradas fotos, entre elas, por meio de drones. A orla de Santarém é um dos locais mais importantes do município, com movimentação de moradores e turistas. 

 

O projeto, que contou com o trabalho voluntário de estudantes do curso, está fundamentado no princípio de que produtos acadêmicos e de extensão universitária devem ser divulgados e ter utilidade pública, beneficiando acadêmicos, gestores públicos e cidadãos. São autores da publicação os professores Ana Beatriz Oliveira Reis e Dorival Bonfá Neto; e os alunos Haiax Cauã Gomes Queiroz, Joana dos Santos Nascimento, Joyce Mila da Costa Batista, Letícia Siqueira Gamboa, Lívia Roberta Melo Machado, Luciana Lais Costa de Souza, Maurício Galúcio da Costa e Pâmela Letícia Pereira de Sousa.

De acordo com o professor Dr. Dorival Bonfá Neto, "o produto final já está disponível no repositório da UFOPA e está sendo amplamente divulgado. Foram distribuídos folders pelos campi da universidade, e, como o livro é exclusivamente digital, não pode ser impresso para entrega à prefeitura. No entanto, a estratégia adotada inclui o envio por e-mail aos gestores públicos e a entrega do folder do Atlas com QR Code, permitindo o acesso ao material."

 

Segundo os autores, o atlas visa a contribuir para a criação de um ambiente urbano mais inclusivo e acessível. “Isso é alcançado por meio de políticas públicas que promovam a manutenção adequada das vias e a implantação e adequação de elementos de acessibilidade, esporte e lazer. Essas políticas são essenciais para fortalecer a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico e social da cidade, transformando a orla em um espaço mais atrativo e seguro para todos”.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), informa que existe o projeto para reestruturar a Orla da Cidade na gestão do atual do governo, com a proposta de mais acessibilidade. Os serviços incluem o piso que encontra-se deteriorado e será refeito na totalidade. A Seminfra busca recursos junto ao Governo Federal e Estadual para a execução e reitera quanto à prioridade de incluir no projeto as normativas de acessibilidade.

bottom of page